Revista Espírita - Jornal de estudos psicológicos - 1865

Allan Kardec

Voltar ao Menu
LA LUCE

JORNAL DO ESPIRITISMO EM BOLONHA (ITÁLIA)

O Espiritismo conta com um novo órgão na Itália. A LUZ, jornal do Espiritismo em Bolonha aparece em edições mensais. (10 francos por ano para a Itália.)

Eis a tradução de seu programa:

“Surgiu a aurora de um grande dia e já resplandece nos céus. O Espiritismo, este fato surpreendente, e para muitos incrível, fez sua aparição em todas as partes do mundo, e marcha com força irresistível. Hoje seus adeptos se contam por milhões, e estão espalhados em toda parte.

“Importantes obras e numerosos jornais especiais, devidos a inteligências de escol, são publicados sobre essa sublime filosofia, principalmente na França, onde numerosas sociedades dela se ocupam. Várias cidades da Itália também fazem reuniões espíritas; sociedades de cientistas existem em Nápoles e em Turim; a desta última cidade publica o excelente jornal Os Anais do Espiritismo em Turim.

“Os que ignoram os princípios desta nova ciência em vão se esforçam em ridicularizá-la e fazer passar seus adeptos por sonhadores e alucinados. As comunicações entre o mundo invisível e o mundo corporal estão na natureza das coisas; elas existiram em todos os tempos. Eis por que se encontram os seus traços em todos os povos e em todas as épocas. Essas comunicações, hoje mais gerais e mais espalhadas, patentes a todos, têm um objetivo: Os Espíritos vêm anunciar que os tempos preditos pela Providência para uma manifestação universal estão chegados; eles têm por missão instruir os homens, abrindo-lhes uma era nova, para a regeneração da Humanidade.

“É em vão que se agitam os fariseus da época e que a incredulidade se arma de um soberbo sorriso, pois eles não deterão a estrela do Espiritismo. Quanto mais ela avança, mais cresce sua força e vem abater o orgulhoso materialismo, que ameaça invadir todas as classes da Sociedade.

“Se, pois, nos centros mais inteligentes, nas maiores cidades, nas capitais, estudam há vários anos com interesse esses fenômenos que, fora das leis da ciência vulgar, se manifestam por todos os lados, é que reconheceram a sua realidade e neles viram a ação de uma vontade livre e inteligente.

“O jornal A Luz foi fundado com o objetivo de propagar esta nova ciência, e apoiando-se nas mais especiais obras instrutivas, entre as quais colocamos em primeira linha as de Allan Kardec, o douto presidente da Sociedade Espírita de Paris, que nos fornecerão a matéria da parte filosófica e a teoria da parte experimental. Estudo e boa vontade são as duas condições necessárias para chegar a experimentar por si mesmo. Na segunda parte, nosso jornal conterá os ditados dos Espíritos, uns sobre a mais consoladora filosofia e a mais pura moral, e os outros, embora familiares, serão escolhidos entre os mais adequados a inspirar a fé, o amor e a esperança. Além disso, passando em revista as obras e jornais espíritas, publicaremos todos os fatos de natureza a interessar os nossos leitores. Nenhuma discussão será entabulada com pessoas que desconheçam os princípios do Espiritismo.

“A fé e a coragem tornarão menos penoso o nosso dever e mais fácil o caminho para chegar à verdade.”


O MUNDO MUSICAL
JORNAL DA LITERATURA E DAS BELAS-ARTES

Publicado sob a direção dos senhores Malibran e Roselli.

Administrador, Sr. Vauchez.

Escritório em Bruxelas, Rua de la Montagne, 51.

Esse jornal, do qual demos notícia no número de dezembro de 1864, acaba de se constituir em sociedade em comandita, com o capital de 60.000 francos, dividido em 2.400 ações de 25 francos. Juros das ações, 6% ao ano; parte do dividendo anual de 40% sobre o lucro. Sai todos os domingos, com o formato dos grandes jornais. Assinatura: Bélgica 4 francos por ano; 10 cêntimos o número. Para a França, 10 francos por ano. Assinaturas em Paris, Rua Ribouté, 8.

As simpatias do jornal pelo Espiritismo o recomendam a todos os adeptos. Cada número contém um ótimo artigo sobre a doutrina. Embora sejamos alheios à sua direção, a administração da Revista encarrega-se, por pura gratidão, de receber assinaturas e subscrição de ações.

TEXTOS RELACIONADOS

Mostrar itens relacionados
Aguarde, carregando...